VETORIZANDO PONTO A PONTO

Esse Tutorial é sobre vetorização c/ o uso de um dos mais populares editores gráficos que existe... o CorelDRAW.



O desenho escolhido para essa vetorização foi um personagem de VideoGame antigo. O Cool Spot. Um desenho bem simples. Vou mostrar um passo a passo minucioso, com bastante figuras, p/ que nenhum detalhe seja perdido. Apenas p/ os novatos entenderem melhor alguns comandos.

Vetorizar um desenho é muito importante pois, depois de vetorizados, podemos dimensionar, trocar cores e, principalmente, garantir a qualidade da impressão.
Segue o GIF do desenho escolhido.
Vamos vetorizar apenas o personagem.
Baixe aqui o arquivo já vetorizado e c/ os quadros do passo a passo p/ você entender melhor a vetorização. CLIQUE AQUI. O arquivo está no formato CDR (CorelDraw à partir da versão 8)
As ferramentas utilizadas nessa vetorização:
- Ferramenta Seleção (Essa é básica)
- Ferramenta Zoom (Outra ferramenta básica)
- Ferramenta Bézier (A melhor p/ marcar os pontos)
- Ferramenta Forma (Muito importante p/ definirmos as curvas)
- Converter linha em curva (Deixa as linhas retas c/ opções p/ curva-las, quando preciso)

- Ferramenta Interseção (Muito útil). Nesse tutorial, vou mostrar um MACETE c/ essa ferramenta.
Vamos ao Tutorial.
01) Abra o CorelDraw e importe o GIF. Após inserir a figura, salve e nomeie o arquivo. Novatos tem o péssimo hábito de fazer um trabalho e só salvar após concluir o serviço. Nada contra, mas se a máquina travar ou der uma queda de energia, vai ter que refazer todo o trabalho. Gosto nem de lembrar (risos).
02) Com a ferramenta Zoom ou apertando a letra (Z), faça uma aproximação do desenho. O zoom é muito importante p/ definir melhor onde serão colocados os pontos (nós).
03) Agora vamos a escolha dos pontos. Selecione a ferramenta bézier . É com ela que tudo começa.
04) Antes de começar a escolher os pontos, é importante a escolha de uma cor p/ o contorno. De preferência, uma cor bem viva e que não seja muito predominante no desenho. Nesse caso, vamos escolher o AMARELO (meu preferido p/ essa função). Na barra de ferramentas CORES, clique c/ o botão direito do mouse na cor AMARELO.
Nota: Quando abrir uma janelinha de confirmação p/ mudança de cor, clique em OK. À partir daí, todo o contorno que fizer no desenho, vai vir c/ a cor AMARELO padronizada. Não se preocupe, a escolha vai deixar o amarelo como padrão apenas nesse arquivo. O Padrão geral em qualquer outro arquivo criado vai continuar sendo o preto.
05) Uma regra básica. Quando vetorizamos qualquer desenho, é muito importante começar pelas partes maiores. Nesse caso, temos que marcar, ponto a ponto, o contorno geral do desenho (cor preto). Com a ferramenta bézier, vamos começar pela parte do corpo.
Nota: De início, foram dados 8 pontos à partir do lado esquerdo (braço) até o outro braço. Veja na seta branca onde simulei c/ algumas bolinhas em vermelho. É muito importante encurtar, o máximo possível, os pontos dados no desenho. Vamos continuar.
06) Depois de marcar cada ponto do contorno, vejam como ficou.
Nota: Ao todo, foram dados apenas 76 pontos até o fechamento completo do contorno no mesmo ponto de onde começou. Poderia até ser uma quantidade menor de pontos, mas já é o suficiente.
07) Agora que vai começar a brincadeira. Vamos começar a definir as curvas. Clique na ferramenta FORMA ou aperte F10.
08) A primeira coisa a fazer com a ferramenta forma, é transformar todos os traços em curva (não que vá curvar, obrigatoriamente, cada um dos traços). Com a ferramenta forma selecionada, clique em quaisquer dos pontos ou linhas feitas pela ferramenta Bézier e aperte Ctrl+A. Vai ver que todos os pontos vão ser selecionados simultaneamente. Agora, clique na opção converter linha em curva . Todas as linhas vão estar liberadas p/ serem curvadas. Mas não é obrigado curvar todas elas.

Nota: Acontece que, tem muitos iniciantes, até mesmo profissionais de longas datas, que utilizam essa ferramenta linha por linha quando precisam curva-las. Considero isso uma grande perda de tempo.
09) Agora é só começar a fazer as curvas nas linhas necessárias. Com a ferramenta FORMA selecionada, clique, segure a linha no centro dos 2 pontos e puxe p/ lado, como se tivesse formando uma barriguinha. Puxe até deixar como está na figura.
10) Na próxima linha, vamos fazer de uma outra maneira. Clique no centro da linha, segure e arraste até onde mostra a figura abaixo.
11) Como na figura abaixo, clique no ponto onde mostra a seta 1 e após aparecer os pontos imaginários, como mostra as setas 2 e 3, arrasteos até que o contorno cubra o limite do desenho.
12) Repitam os procedimentos de curva desmostrados acima em todas as outras linhas até que todo o contorno do desenho fique completo. É hora de salvar (Ctrl+S).
13) Agora é criar os pontos e fazer as curvas de todas as outras partes do desenho como: corpo (vermelho), Mãos (branco), botas (branco) e as formas restantes. Comecei pelo corpo e boca. O óculos já faz parte do preto.
Nota: Cada parte feita em um desenho no CorelDraw, entende-se como objetos. Até agora, fizemos 6 objetos. Para fazer a boca basta usar a ferramenta Círculo.
14) Agora, passamos a vetorizar as mãos, braços e vamos partir p/ bota. Após vetorizar o objeto que corresponde ao tênis e o círculo (ver figura abaixo), é preciso combinar os mesmos. Ative a Ferramenta Seleção e clique no objeto maior (bota). Agora, segure a tecla Shift e selecione o círculo. Vai ver na barra de Status que o programa selecionou "2 objetos em camada 1". Depois de selecionados, clique na opção COMBINAR ou aperte o atalho Ctrl+L. Essa opção aparece na barra de propriedades quando a ferramenta seleção é ativada e os objetos selecionados. Como resultado da combinação, os 2 objetos tornaram-se um só. Se pintar esse objeto c/ qualquer cor, vai ver que o círculo vai se manter inalterado. Depois faça o círculo que corresponde ao vermelho. Não esqueça de salvar (Ctrl+S).
15) Vamos ao macete da vez. Conheceremos uma ferramenta muito útil nas vetorizações. Nunca ninguém me mostrou essa técnica, aprendi c/ o tempo, mas acredito que vários profissionais devem usa-la. Se você ainda não conhece, trate de aproveita-la. É muito útil.
A bota tem uma cor mais escura. Faça a vetorização como mostrado na figura abaixo.
Nota: O contorno azul representa a parte mais escura. Selecione a bota e esse contorno depois utilize a opção interseção . Agora apague o contorno que aqui está representado pelo azul. Agora termine a vetorização da outra bota.
Nota: No 2º tutorial tem um passo a passo c/ a ultilização de diversas ferramentas p/ ajudar a ganhar tempo nas vetorizações, CLIQUE AQUI.
16) Depois de contornar todo o desenho vem a parte mais divertida, COLORIR. Selecione todos os objetos desenhados e coloque ao lado do desenho original e mude a cor do contorno p/ o preto. Pode deixar em amarelo se preferir, mas ofusca um pouco a vista.
17) Clique em cada objeto e coloque uma cor igual ou parecida c/ o desenho original. Mas pode colorir a gosto. Todo o contorno (preto) vai ser colorido por último.
18) Agora, selecione o contorno maior e pinte de preto.
Suma c/ todos os contornos dos objetos. Selecione todos os objetos c/ a ferramenta seleção e clique c/ o botão direito do mouse na opção mostrada pela seta vermelha na figura abaixo.
19) Fim da vetorização. O que precisa agora é usar a ferramenta forma p/ melhorar alguns pontos e contornos. Como o desenho foi feito à partir de uma matriz em GIF, é normal não acertamos alguns pontos e contornos de primeira, só vamos notar isso após colorir todo o desenho.
Baixe o arquivo dessa vetorização CLIQUE AQUI.
Tem um tipo de passo a passo de alguns pontos e contornos p/ facilitar o entendimento desse tutorial.


Blog Vetorizar ©Vetorizar.com